Renovação Carismática Católica recebe Moção de Aplausos

Posted by

O Legislativo de Criciúma homenageou na noite de hoje (13/6) a Renovação Carismática Católica (RCC), pelo Jubileu de 50 anos no mundo, e pelos 33 anos de história em nossa cidade. A Moção de Aplauso foi de autoria do vereador Salesio Lima (PSD), e aprovada por unanimidade.

O Movimento teve origem num retiro espiritual realizado nos dias 17 a 19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA). A Renovação Carismática tem cinco décadas de existência e atuação evangelizadora no mundo, com a missão de evangelizar, com renovado ardor missionário, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, fazendo discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo, tornando o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado, difundindo a espiritualidade e a Cultura de Pentecostes a partir do Grupo de Oração.

Desde o princípio, os integrantes da Renovação, para melhor promover suas atividades, sentiram a necessidade de se organizarem, contando para isto com equipes de âmbito local, regional, nacional e internacional, com a função de promover uma articulação entre suas coordenações e garantir sua unidade. Atualmente a Renovação carismática conta com aproximadamente 15 milhões de participantes no mundo.

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática, organizados geralmente nas paróquias e liderados por leigos e formados por um número variado de pessoas, em reuniões que acontecem semanalmente.

A Renovação Carismática Católica chegou ao nosso país por volta de 1970 e difundiu-se rapidamente por todos os estados. Hoje o movimento possui mais de vinte mil Grupos de Oração no Brasil. Em Santa Catarina, a Renovação Carismática Católica teve início no ano de 1974 e está presente nas dez dioceses do Estado com mais de seiscentos Grupos de Oração. 1984 é o marco de chegada da Renovação Carismática Católica em Criciúma, onde existem oitenta e um Grupos de Oração em nossa diocese, entre jovens e adultos.

Os serviços de evangelização e formação humana e espiritual, prestados durante estes 33 anos pela RCC em nossa cidade, aliados aos diversos eventos e retiros organizados, favoreceram grande número de crianças, adolescentes, jovens, adultos e principalmente as famílias de toda região sul de Santa Catarina.

As diversas atividades realizadas, neste período, pela RCC, fizeram com que diversas pessoas de outras localidades viessem até Criciúma, levando o nome da nossa cidade através de missões realizadas em diversas partes do Brasil. Ações essas, que contribuíram para propagar o nome de Criciúma em outras regiões do país.

Fonte: Câmara de Vereadores – Criciúma

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*